br-dev.org

O Zed virou open source, e pode se tornar mais um editor queridinho dos devs

O Zed é um editor de códigos que está há algum tempo sendo desenvolvido, e de vez em quando chama a atenção de muitos desenvolvedores. Ele foi criado pelos mesmos desenvolvedores do finado Atom, editor de texto que ficou muito popular depois do Sublime, e que foi desbancado pelo VS Code, e Electron, ferramenta para criar apps desktop com tecnologias web, usado para criar o próprio VS Code também.

O Zed chama atenção pelas características divulgadas sobre ele, uma delas sendo o fato de ser feito em Rust, e sua ótima performance em comparação com o VS Code (ficando apenas um pouco a frente do Sublime Text 4).

Outras características incluem simplicidade, ferramentas de IA, integração com linguagens (auto complete, navegação pelo código, refatorações automáticas, etc), modo VIM, terminal integrado, temas e edição “multiplayer” em tempo real.

Até poucos dias o Zed era desenvolvido por um time pequeno e com código fechado, mas a grande novidade é que agora o Zed é open source, e pode receber colaboração de qualquer um via github. O time explicou que a intenção é melhorar a qualidade do produto e maximizar o pool de talentos que pode contribuir com esse objetivo.

Os desenvolvedores do Zed também explicaram que pretendem gerar renda através de alguns serviços voltados a empresas e uso comercial do produto, bem como o uso de IA dentro do Zed.

Outra novidade é o programa Fireside Hacks, onde os desenvolvedores do Zed abrirão uma sessão de desenvolvimento em que qualquer um pode entrar e contribuir com o código em tempo real, junto com o time, usando o recurso de colaboração do Zed (parecido com o Live Share do VS Code), sem necessidade passar pelo processo de pull request para contribuir.

Agora, se você for usuário de Linux terá que aguardar até que o Zed receba suporte para o Linux, já que até o momento o editor funciona apenas em Mac OS. Apesar disto, ao que tudo indica o Zed tem tudo o que precisa para se tornar mais um editor queridinho dos desenvolvedores: é feito por devs para devs, virou open source, e está caminhando para ser multi-plataforma. E você, o que está achando?